Página Inicial

Beleza

Casamento

Comportamento

Culinária

Diário

Entrevistas

Entretenimento

Fotos

Músicas

Transferências

Livro

Leia o livro que fala sobre as mulheres que amam um militar!

clique aqui

Editora

Lua

Deisi

Quem ama um militar sabe que o mundo é o seu lugar, aqui, ali, nos Pampas, no Amazonas, acolá. Estradas que levam para caminhos desconhecidos.A vida dentro de uma caixa e o coração onde cabe todo o Brasil. Vamos, então, falar sobre as transferências! Mande para nós a sugestão de cidade que queira conhecer!

Arquivo de Textos:

Quer ler os textos do mês passado? Só é procurar aqui nos nossos arquivos.

Opinião


Você gosta do nosso diário? Deixe seu recadinho!

Depoimentos

Participe


Escreva para nosso diário e conte sobre seu amor militar. O diário é nosso!

Envie seu endereço eletrônico e seu site para cadastrarmos e receba nossos informes.

e-mail:
amormilitar@
yahoo.com.br

Blog no orkut


Entre para nossa comunidade e seja mais uma dona do diário.

Participar

Baú


Esse já é o nosso terceiro diário. Leia os anteriores e se emocione com lindas histórias de amor.

Diário 1 | Diário 2

Quantas visitas?

+ de 250 donas do diário

09 janeiro 2007

Marabá PA * "...És cidade relicária e graciosa..."

Vencemos o rio, transpusemos as cachoeiras, navegamos o impossível, vasculhamos o leito rochoso à procura de gemas preciosas. Extraímos o cristal, garimpamos o ouro. Penetramos nas matas, subjugamos a natureza, rasgamos estradas, transformamos o ambiente, criamos o boi e plantamos a riqueza. Extraímos o caucho e colhemos a castanha. Vencemos batalhas contra as doenças, as febres, as pragas, as adversidades que eram grandes. Tudo sem anúncios, sem alardes, sem trombetas. Depois vieram os outros, brasileiros também, mas a luta maior, a batalha principal estava vencida, a natureza domada. Agora, somemos todos na multiplicação da riqueza, na expansão do bem comum, na busca de melhores dias nesta terra de lindas praias, de manhãs de luz e poentes de fogo.
(Raymundo Rosa, "Marabá". Notícias de Marabá, 4(20): 1,31 de julho de 1974.
.
.
.
Situado no encontro dos rios Tocantins e Itacaiúnas, o município de Marabá, a 438 km de Belém, é o mais desenvolvido do sudeste do Pará.
.
As riquezas naturais determinam um crescente desenvolvimento econômico, que impulsiona o turismo. Marabá, beneficiada pela Estrada de Ferro Carajás que vai até o Maranhão, tem em seu território jazidas de cobre e ouro do Igarapé Salobo.
.
Quando baixa o nível das águas, surgem na orla do Tocantins várias praias, como a do Tucunaré, do Meio, Ponta de Areia, São Félix e Espírito Santo. Próximo ao Itacaiúnas fica o Parque Turístico do Alto Bonito, uma Reserva Natural com fontes de águas termais. Marabá vive entre os antigos casarões, da Cidade Velha, e a Cidade Nova. O município tem atrativos que encantam os turistas. Tem hotéis confortáveis, restaurantes com cardápios variados, clubes, bares e um rico folclore.
.
.
.
-* População Estimada: em 2005 era de 195 807 habitantes.
.
.
-* Área: Possui uma área de 15157,99 km².
.
.
-* Economia.
.
.
A cidade de Marabá é hoje o centro econômico e administrativo de uma vasta região da “fronteira agrícola amazônica”, funcionando até os anos 60 como centro comercial a serviço da atividade econômica dominante que era a coleta da Castanha-do-Pará, totalmente destinada ao mercado externo. Sua população nesta época não passava de 12.000 habitantes.
.
O Município de Marabá viveu vários ciclos econômicos tendo, até o inicio da década de oitenta, como base o extrativismo vegetal.O primeiro grande ciclo foi o do látex do caucho, que além de provocar um avanço populacional para o interior, foi sem dúvida, um grande sustentáculo econômico e fator de desenvolvimento regional.
.
Quando a crise da borracha abalou Marabá surgiu o ciclo da castanha, que por muitos anos liderou a economia do Município.
.
Assentado na maior província mineral do mundo, o Município teria de viver o ciclo dos garimpos, onde predominou a extração do diamante, ametista, turmalina e outros minerais, despontando a Serra Pelada, com destaque para a extração do ouro que levou milhares de pessoas a trabalhar na grande mina a céu aberto.Em 1977 a DOCEGEO (Rio Doce Geologia e Planejamento), filiada da Companhia Vale do Rio Doce – CVRD, descobriu na área do Igarapé Salobo, jazidas de Cobre, que segundo avaliação dos geólogos podem produzir até 1 bilhão e 200 mil toneladas do minério. Na produção mineraria destacam-se os seguintes minérios: Manganês, Ferro, Cassiterita, Ouro e Cobre. O município tem ainda reservas de minerais não metálicos, como seixo, areia, argila e quartzo, além de pedras semipreciosas, entre as quais a ametista.
.
.
.
-* Faculdades
.
~. Universidade Federal do Pará
.
.
-* Organizações Militares
.
~. Companhia de Comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva - Marabá
Cia Cmdo 23ª Bda Inf Sl
.
~. Comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva - Marabá
Cmdo 23ª Bda Inf Sl
.
~. Hospital de Guarnição de Marabá
H Gu Marabá
.
~. 1ª /23º Grupo de Artilharia de Campanha (Selva) - Marabá
1ª /23º G A C (Sl)
.
~. 1º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado - Marabá
1º G A C/Ap
.
~. 23º Batalhão Logístico de Selva - Marabá
23º B Log Sl
www.23blogsl.eb.mil.br
.
~. 23ª Companhia de Comunicações de Selva - Marabá
23ª Cia Com Sl
.
~. 23º Pelotão de Cavalaria Mecanizado - Marabá
23º Pel C Mec
.
~. 33º Pelotão de Polícia do Exército - Marabá
33º Pel PE
.
~. 52º Batalhão de Infantaria de Selva - Marabá
52º B I S
.
.
.
Postado por Lua*
.
.
.
Queridas amigas, estou muito feliz pela minha nova companheira de edição, Deisinha! =) Apesar dela ser tão atarefada quanto eu, rsrs faremos o possível para estar postando sempre.
Não esqueçam de deixar sempre os pedidos de posts na comu do Blog ou aqui mesmo nos comentários, ficaremos muito felizes em atendê-las.
Qualquer dúvida ou sugestão, procure-nos, queremos sempre fazer o melhor post possível, mas nem sempre há essa possibilidade pois muitas cidades não encontramos muitas informações (Marabá entra nesse caso, rs).
Beeeijocas a todas!
(4) Comentários:

4 Comments:

At 5:48 AM, Anonymous Anônimo said...

Conheço Marabá, é um lugar beeem diferente do Rio... alias todo o norte é bem diferente do sul!!
gostaria de pedir um post sobre o estado do AMAPÁ!! hehehe
o blog tá lindooooooooo!!!

bjos

 
At 8:24 AM, Blogger Editora said...

oiiiiiii!!!!!! Aninha na área!!! Deisinha, seja bem vinda ao time das editoras!!!

Quero pedir um post sobre a cidade de Bela Vista - Mato Grosso do Sul!!

 
At 8:43 AM, Blogger Li Mendi said...

O pai do Juliano serviu lá!!!! Nossa, ele me diz que em todos os lugares do Brasil que já morou, lá foi o que mais se divertiu, brincou, fez amigos e tal... E olha que já morou no Brasil todo.rs quase...
Poxa, sendo ele infante... Vejo que esse é um lugar que não podemos descartar. Sacada de gênio de vocês por essa postagem.
Olha só,nossa editora Janine de casamento se casará agora dia 27 e vai para Santo Angelo Rio Grande do Sul, onde tem um lugar lá para servir...
Então, se puderem no futuro falar de lá, acho que ela vai se amarrar.
Um beijinho!!!!!!!!!! Deise, bem vinda

 
At 1:06 PM, Anonymous Anônimo said...

olá meninas!! vim avisar que as editorias de humor e culinária estão atualizadas!!! e reforçar o meu pedido para um post sobre Bela Vista - MS

 

Postar um comentário

<< Home