Boa Vista - Cidade do Campo
Moderna, a cidade destaca-se entre as capitais da Região Norte do Brasil pelo traçado urbano organizado de forma radial, planejado pelo arquiteto Darci Aleixo Deregusson, lembrando um leque, em alusão às ruas de Paris, na França. Foi construído no governo do capitão Ene Garcez, o primeiro governador que Roraima teve. As principais avenidas da cidade convergem para a Praça do Centro Cívico, onde se concentram as sedes dos três poderes (Legislativo, Judiciário e Executivo).
É uma cidade tipicamente administrativa e concentra todos os serviços estaduais.
Urbanismo
Boa Vista possui um moderno plano urbanístico. É uma cidade planejada, e no Centro é disposta em formato radial, dando a aparência de um leque. Este belo plano é considerado, por alguns, o mais harmonioso entre as capitas nortistas brasileiras.
Ocorrem apenas duas estações bem definidas: o inverno e o verão; o outono e a primavera praticamente não são percebidos. Boa Vista se encontra na Zona Climática Tropical; seu clima é tropical úmido, Aw na classificação do clima de Köppen.
Sua precipitação média anual é de 1.750 mm.
A temperatura varia de 21ºC a 36,6ºC, sendo as mais baixas em julho. Sua temperatura média é de cerca de 27º C anuais, sendo de 75% sua média da umidade relativa do ar.
Esse predomínio vai desde os gostos musicais (o forró é o gênero mais ouvido) até o artesanato.
No entanto, existem núcleos culturais, típicos das grandes métropoles do país, espalhados pela cidade, por iniciativa privada e pública; um núcleo de MPB, por exemplo, encontra-se na Orla Taumanam, à noite. Outro núcleo de rock e heavy metal há no Serviço Social do Comércio (SESC) - Roraima, onde ocorre mensalmente o Espaço Rock SESC, reunindo bandas e covers locais.
O governo estadual já ganhou status de possuir a melhor infra-estrutura do país. Das escolas estaduais implantadas em Boa Vista destacam-se na infra-estrutura as escolas Monteiro Lobato, Ana Libória e a Escola Padrão por possuírem segundo piso, além de jardins, praças, ginásios, banheiros, amplas salas de aula (etc) que todas possuem.
Em Boa Vista existem duas escolas federais de ensino fundamental e médio: Centro de Educação - CEDUC (da Universidade Federal de Roraima) e o Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET. A primeira se destaca por possuir salas de aula climatizadas e a segunda por seus numerosos e completos laboratórios; Ambas foram as únicas escolas públicas do estado a alcançar a média do Exame nacional do ensino médio.
Principais faculdades públicas:
Principais faculdades particulares:
Companhia de Comando da 1ª Brigada de Infantaria de Selva - Boa Vista
Cia Cmdo 1ª Bda Inf Sl
Comando de Fronteira - Roraima e 7º Batalhão de Infantaria de Selva - Boa Vista
Cmdo Fron Roraima/ 7ºBIS
9 Comments:
Ooooba!
Uma cidade beeem longe mas que tem quase todas as armas! rs
Beijos a todas, lá vem mais!
Desculpem a demora!
Lua*
Obigada ...essa é mais opção q eu queria conhecer!Bjão
com Negão?? ixi maninha, vou até pro fim do mundo!! hehehe
Bjinhus Luaaaa!!!
Posso fazer um pedido?!rsrs... Queria saber algo sobre Canos/RS, please!
Uma pessoinha desesperada,então resolvi vir aki e fazer esse pedido pra vocês!
BjOs
Ops: Canoas! rsrs
Lua, não tinha outra editora com vc ?????
oi eu sempre tive um proconceito com essa cidade..n sei c eh pq eh longe ou sei lah oq..jah vieram pessoas me dizer q n era boa... e meu amor sempre disse q quer ir p lah...
mais agora lendo aki..to vendo q n eh td isso q falam..acho q seria uma experiencia ótima...
to adorando isso td pq assim podemos conhecer as cidades q um dia moraremos...
bjs meninas
gostaria de receber fotos dos militares da selva, conheci um rapaz no msn, e ele me disse que é de Boa Vista, e estou gostando muito dele, sei que ele é militar e que foi pro PEF de Surucucu em 2007.Por favor me ajude.
Informação importante:
Militares de infantaria, saúde, intendência, 3º e 2º Sgt modernos, difícilmente ficam em Boa Vista, acabam indo para algum dos 6 pelotões de fronteira da guanição.
Postar um comentário
<< Home