Recife, a "Veneza Brasileira"

O Começo de Tudo...
A miscigenação entre índios, europeus e negros resultou em uma cidade movida a sons, tradições e alegria. Esta descoberta se faz em caminhadas onde o cenário são casarões históricos, praias, igrejas, museus, feiras de artesanato e imponentes fortes. A capital da beleza, marcada pela colonização holandesa e portuguesa há mais de 450 anos, é protegida em todo o seu litoral por corais e arrecifes, que batizaram a capital de Pernambuco.
Sombra e água fresca

As melhores praias da região estão um pouco distantes do centro. A melhor opção é seguir em direção ao sul de Recife começando por Gaibú e Pedra do Xaréu. Pertinho dali, a pequena e famosa Calhetas, é ideal para passar o dia inteiro no sol e mergulhado nas águas calmas e mornas. Após a praia, bem ao lado de Calhetas, almoce na Praia Paráiso: ela não tem areia, somente pedras, um visual maravilhoso e três restaurantes típicos de pescadores, servindo peixes e crustáceos fresquinhos e bem temperados. De lá, avista-se o grandioso Cabo de Santo Agostinho Resort.
Mais ao sul, vá a Tamandaré e Carneiros. Carneiros é tudo aquilo que a gente vê nas fotos e pensa que não existe. São milhares de coqueiros na beira da praia formando um visual paradisíaco. Para almoçar, Carneiros conta com apenas dois restaurantes na praia que, durante a baixa estação, só abrem nos finais de semana.
Comece pela Rua do Bom Jesus, no Recife Antigo, depois parta para o centro da cidade. Você não pode deixar de prestar atenção na restauração do centro antigo e na transformação da velha penitenciária em um pólo de venda de artesanato e cultura popular, abrigando um teatro, o Museu do Barro e do Frevo. Pare nas barraquinhas para comprar cerâmicas, couro, madeira, tapetes, rendas, esculturas monumentais e palhas. Vale a pena pechinchar.
O Tempero
Em recife, esqueça a balança e se lambuze no tempero do terceiro pólo gastronômico brasileiro. Delicie-se com comidas regionais como cabrito ensopado, galinha ao molho pardo e cabidela, carne-de-sol, moquecas e muito mais.
Raízes Culturais

A sobremesa por aqui são os pontos turísticos. As construções históricas desta cidade fazem parte da história dos nossos 500 anos. Visite os fortes do Brum (fundado em 1629) e o Cinco Pontas ( fundado em 1630), ambos construídos pelos holandeses. As igrejas barrocas de Recife, herança da colonização portuguesa, são folheadas a ouro.
Neste lugar, não existe espaço para o tédio. O Museu Francisco Brennand (que abriga 2 mil esculturas místicas) e, principalmente, o Museu do Homem do Nordeste (81)441.5500 são paradas garantidas. Neste último, você vai conhecer um pouco mais sobre a literatura de cordel, o ciclo do açúcar, a antropologia nordestina, folclore e instrumentos afro-brasileiros. Uma ducha de cultura nunca é demais. Não deixe de conhecer a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco (1697), com o Museu Franciscano de Arte Sacra e o Convento Franciscano de Santo Antônio (1606).
O Tom do Folclore

A originalidade da mistura de ritmos, pierrôs e colombinas nos transportam para outras décadas, para um passado recente, onde a alegria dos carnavais não traduziam tanta malícia. O maracatu e o frevo são os mais conhecidos. Baseado na coroação de reis africanos, o maracatu transformou-se em um culto afro-brasileiro e, na linguagem popular, significa confusão. O frevo, descendente de polcas e dobrados é praticamente uma orquestra de metais dançada com guarda-chuva, simplesmente a cara da cidade.
À noite...
Para quem pensa que os encantos de Recife só podem ser desfrutados durante o dia, puro engano. Fundado em 1537, o bairro do Recife Antigo é o berço da boemia local e a origem da capital. Casarões do século XVII, na Rua Bom Jesus, acolhem bares, restaurantes, teatros e casas noturnas. Isso tudo sem falar no Pólo de Pina, a fusão dos lugares mais populares com o absoluto requinte da noite Pernambucana. Opções não faltam. Aproveite.
A cada esquina visitada, o turista percebe o sincretismo religioso presente em todas as artes, soprado aos quatro ventos. A brisa fresca carrega a melodia da história. Em cada passo há uma descoberta, os paralelepípedos parecem emitir um ritmo que se mistura com o som do bumbo, do surdo e a batida do peito do visitante. Essas ladeiras e sobrados formam a chamada "Veneza Brasileira".
* 10ª Companhia de Engenharia de Combate - São Bento do Uma http://www.10bdainfmtz.eb.mil.br/
* 4º Batalhão de Comunicações de Exército – Recife
* 7º Grupo de Artilharia de Campanha – Olinda
São inúmeras as organizações militares em Recife, tentamos citar apenas algumas mais importantes, como os Batalhões.
14 Comments:
Ai meninas, tah aih a Cidade q minha parceira Lua, diz q eh liiiiinda d+, huiahuaua³³³
Espero q gostem!
Bjuuu!
Nathy ;)~
Esse lugar é realmente incrivel, arrasaram meninas, parabéns!
vcs poderiam falar sobre São Gabriel - RS???
Amo Recife!
É um lugar onde eu adoraria morar!
Bjos
Nunca fui a Recife,mas tive referências de que lá é lindo d+ da conta! Minha sogrê* vai pra lá no fim do ano, qm sabe de Salvador, o Rô num resovla dar uma esticadinha até lá?!hehe
Migas, postem algo sobre SP. Mi amore tah lá....
Bjks!
nossa realmente parece ser bom d+++!kem sabe naum passa algumadas minhas ferias la?haha
bjs
esse lugar é realmente liiiindo, xara!
Queria pedir uma cidade também, mas esqueci o nome, merda, hahaha!
Ah lembrei, Manaus!
acho q vcs não falaram ainda! Bjoss
Êêêê xáraaa kerida, pode deixar q iremos providenciar a sua cidade a pedidooo... hihi, ok!?
Temos mtas cidades a pedidos, naum to postando todo dia pra ter mais gente pra veh com calma, espero q estejam gostando ;)~
Bjuuuuuuuuuu!
Nathy!
Ahh e sempre q kiserem cidades podem pedir meninas, naum precisa ter vergonha, pelo contrario, vcs soh vaum ajudar a gente a ter mais ideias, tah!?
Bjuu pra tdas e felicidades!
Nathy ;)~
Tbm já dei umas voltinhas por lá...mas dentre todas as cidades do nordeste que visitei a mais bonita é maceió...linda demais´. Recife quando eu fui tava meio descuidadda, mas tem tudo para ser linda...espero só que os políticos tenham feito por onde para fazer com que essa cidade fique mais bonita...as feirinhas são maravilhosas...tem de tudo um pouco...a vizinha olinda tbm é linda!Ahh...e sabe o que mais, quem nunca comeu cana vai poder comer, eles vendem em espetinhos, igual churrasquinho aqui no rio..rsrs...muito bom!
Já que pode pedir cidades, vou encher o saco de novo....ponham RS...poa, são gabriel, santa maria, ou qq outra de lá que possua regimento de cavalaria...
beijos meninas...vcs estão de parabéns por essa parte das tranferências
Nossa meninas!!! a seção de vcs ta linda!!!
Minha cidadeeeeeeeee....
Que bom vê-la postada aqui!!!!
Eu já ia pedir mesmo...rs*
Se Deus quiser o meu amore virá servir aqui pertinho de mim no final do ano. Ele não quer a capital, mas um interior(Garanhuns-A Cidade das Flores), que também é belíssima!!!!
Parabéns 'as editoras!!!
Bjusss!!!
Postar um comentário
<< Home