Barueri (SP) - A Flor Vermelha que Encanta

A população estimada em 2003 era de 232.150 habitantes e a área é de 64,2 km², o que resulta numa densidade demográfica de 3.616,04 hab/km². Altitude: 719 m Seus limites são Santana de Parnaíba a norte, Osasco a leste, Carapicuíba a sudeste, Jandira a sul e sudoeste e Itapevi a oeste.
Barueri significa "Flor Vermelha que Encanta" na língua Tupi-guarani. Segundo historiadores, o primeiro povoamento na região que viria a ser Barueri foi fundado pelo padre José de Anchieta. Em 24 de Dezembro de 1948, foi criado o município de Barueri e sua emancipação em 26 de Março de 1949. Em 1870 iniciou-se a construção da Estrada de Ferro Sorocabana, e em 1875, com a inauguração do primeiro trecho, Barueri ganhou sua estação ferroviária, tornando-se importante entreposto de cargas, rota obrigatória na ligação da Capital São Paulo com Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.
Pertencente ao Município e Comarca de Santana de Parnaíba, Barueri crescia a olhos vistos, suplantando a pacata e bucólica Parnaíba.
O espírito autonomista não tardou a surgir entre os cidadãos e o movimento emancipacionista ganhou vulto, culminando com a criação do Município de Barueri pela lei número 233, de 24 de dezembro de 1948, sancionada pelo então Governador do Estado Adhemar de Barros.
O município é servido pelos trens da linha B da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Também é cortado pela Rodovia Castello Branco, e pelo Rio Tietê (do qual possui uma Estação de Tratamento de Efluentes).
O município de Barueri é nacionalmente conhecido como sede do Alphaville, um conjunto de condomínios de luxo que é praticamente uma cidade (tem uma população fixa estimada em 50 mil habitantes - na cidade de Barueri são 232 mil - e uma flutuante de 150 mil pessoas por dia).
Barueri também é conhecida pelo parque industrial do Tamboré, e pela sua taxa de ISS, estipulada no valor mínimo para atrair empresas da cidade de São Paulo.
Tatiane Souza, namorada de um sargento
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home